top of page

COMO A HIPNOSE PODE AJUDAR NA APROVAÇÃO DE CONCURSO?

Os concursos públicos são um sonho de realização pessoal para muitos brasileiros, afinal, quem é aprovado ganha prestígio, estabilidade, um bom salário, horários flexíveis e férias regulares.

Porém, garantir todo este sonho não é tarefa fácil. Concurseiros costumam aderir a preparatórios que duram meses ou até mesmo anos, incluindo cronogramas de pelo menos 4 horas de estudos por dia, abordando todos os assuntos que podem cair no exame.

Por esta razão, se faz necessário cuidar da mente para que a mesma consiga suportar toda a carga informação atribuída. Do contrário, as dificuldades de se submeter ao desafio de um concurso público começam a prejudicar a qualidade de vida do indivíduo. Para conseguir driblar estes problemas, a hipnoterapia tem se tornado bastante popular neste meio.

O QUE É A HIPNOSE CLÍNICA?


A hipnose clínica é um estado de transe consciente, capaz de promover relaxamento no sistema nervoso. O seu maior benefício está na possibilidade de reprogramar a mente do indivíduo – o mindset - de acordo com a vontade do mesmo. Pode ser feita por um profissional da área ou até mesmo de forma autônoma. Chamamos esta última de autohipnose.

Com seus primeiros registros no Egito antigo em 1550 a.c., a hipnose é uma excelente opção de tratamento para problemas emocionais e comportamentais. Os usos mais comuns dessa terapia são: depressão, ansiedade, fobias em geral, Transtorno obsessivo compulsivo (TOC), disfunções sexuais, autoestima, vícios como fumar e beber, entre outros. Os resultados são rápidos e logo nas primeiras sessões percebe-se a evolução positiva do quadro.

Inclusive, após a primeira sessão é comum pacientes questionarem ao profissional se realmente foram hipnotizados, pois estiveram lúcidos durante todo o processo.

No entanto, a hipnoterapia ainda sofre preconceito devido à popularização da hipnose de palco – aquelas demonstrações de transe famosas em filmes e televisão. Do contrário ao que a maioria pode associar, o hipnotizado não perderá a consciência e fará tudo o que seu hipnotizador pedir, pois dentro do trabalho clínico a consciência está presente a todo o momento.


BENEFÍCIOS PARA CONCURSEIROS


O objetivo da hipnoterapia é buscar o equilíbrio comportamental por meio do autoconhecimento, utilizando técnicas simples e autoaplicáveis.

Os quatro sofrimentos mais enfrentados por concurseiros que a hipnose poderá reverter são: a ansiedade, o estresse, a insônia, e a procrastinação.

À medida em que a data final se aproxima, é comum sentir medo e ansiedade, pois geralmente as expectativas estão altas não só para o concurseiro, mas também para familiares e amigos que acompanham o processo. O perigo está na falta de controle deste medo. Pode ser o medo de magoar familiares, de decepcioná-los ou até mesmo de não saber lidar com a reprovação.

Estes medos descontrolados podem desencadear o transtorno de ansiedade. Na prática, o transtorno faz com que o cérebro acione hormônios do medo constantemente, que por sua vez, desencadeiam sensações tanto psicológicas quanto físicas. Alguns sintomas são: sudorese, formigamentos, enxaquecas, batimentos cardíacos acelerados, dores abdominais, dores no pescoço, entre outros.

Outro problema que está associado à ansiedade é o estresse. Geralmente ocorre nas tentativas do indivíduo em conciliar a vida social com as metas do cronograma de estudos. A hipnose possui técnicas que contribuem para o relaxamento do sistema nervoso, neutralizando hormônios como o cortisol e a adrenalina, responsáveis por emitir alertas de estresse e ansiedade ao corpo.

O terceiro problema causado pela rotina de um concurseiro é a privação do sono, isto é, a insônia. Pode ocorrer devido à atrasos no cronograma de estudos ou até mesmo pela própria ansiedade com os prazos estabelecidos. Através de uma indução ao relaxamento intenso, a hipnose pode acessar o subconsciente do concurseiro, fazendo com que a mente esteja mais receptiva a sugestões de novos hábitos. Caso a insônia seja uma consequência do psicológico - afetado pela pressão dos estudos - irá funcionar muito bem. Mas é importante estar atento às causas fisiológicas da insônia, que necessitam de um tratamento especializado. Por isso, consulte um médico para realizar os exames necessários.

Por fim, uma das piores dificuldades enfrentadas pelos estudantes de concurso é a procrastinação. A diferença entre atrasos comuns e a procrastinação está em fazer da exceção, a regra. Este comportamento ocorre porque o córtex pré-frontal - área do cérebro responsável pela razão e planejamentos de longo prazo - E o Sistema Límbico - responsável pelo instinto de sobrevivência e prazer imediato, estão lutando entre si a todo o momento. Para a sorte dos concurseiros, a procrastinação também é facilmente controlada com exercícios e práticas de hipnose.

EXERCÍCIO PRÁTICO DE AUTOHIPNOSE


Com o exercício de autohipnose a seguir, será possível dominar a procrastinação com apenas dez minutos de prática: Primeiro sente-se ou deite-se em uma posição confortável e tente relaxar profundamente. Feche os olhos, solte os ombros, respirando fundo e inspirando devagar. Leve o tempo que precisar.

Agora que já relaxou o corpo, imagine uma tela de cinema em branco à sua frente. Do lado esquerdo, personifique a procrastinação. Pode imaginá-la na forma de um objeto ou de um animal, por exemplo. Para facilitar o entendimento do exercício, vamos imaginar a procrastinação na forma de um coelho gigante. Agora do lado direto, imagine você mesmo como alguém produtivo e racional, ou seja, que sabe controlar a procrastinação e realiza o dever em primeiro lugar.

O próximo passo é imaginar uma ação capaz de “controlar” o “coelho”. Imagine o “seu eu” racional trancando este coelho em uma caixa, por exemplo. Pode imaginar também o animal gigante se tornando minúsculo até fazê-lo caber dentro do seu bolso. Por último, tente sentir o desconforto e a culpa de ter procrastinado. Imediatamente, faça o oposto. Imagine o quão satisfatório terá sido terminar a tarefa. Perceba a força de vontade aumentando gradativamente.

Como a mente é uma performance do cérebro, exercícios imaginativos são ótimos para reprogramar e regular as atividades cerebrais.

Conclusão


A hipnose já provou ser uma das melhores soluções para problemas comportamentais e emocionais, afinal, nas primeiras sessões o paciente pode apresentar melhoras incríveis. Por isso, caso seja um concurseiro e esteja buscando a realização deste sonho pessoal, saiba que pode contar com práticas clinicas de hipnose para reduzir estresse, ansiedade, procrastinação, insônia e muitos outros distúrbios. Procure um especialista da área e experimente esta terapia.

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page